Afasia
Desde o início, a história da neuropsicologia se mistura com a Linguística, a Neurologia e a Psicologia e é, por essência, interdisciplinar.
Afasia é um distúrbio de comunicação que resulta de danos para as partes do cérebro envolvidas no processamento da linguagem (produção e na compreensão) A Afasia pode causa dificuldades para falar, entender, ler e escrever, mas não afeta a inteligência.
Os indivíduos com afasia também pode ter outros problemas, tais como disartria, apraxia, ou problemas de deglutição.
O que causa afasia?
Afasia é mais frequentemente causada problemas congênitos e por lesões cerebrais como tumores, traumas, e distúrbios neurológicos progressivos.No entanto, qualquer doença ou danos para as partes do cérebro que controlam a língua podem causar afasia.
Quais são alguns dos sinais ou sintomas de afasia?
Os sintomas e a gravidade de afasia específicos variam de acordo com a localização e extensão das lesões cerebrais. Indivíduos com danos para a parte frontal do cérebro podem ter fala "instável" ou não-fluente. No entanto, geralmente pode entendem muito bem o que as pessoas dizem.
As pessoas com danos em outras regiões do cérebro, podem ter a fala preservada, mas dificuldade para compreender o que é falado.
Como é o diagnóstico da afasia?
O fonoaudiólogo avalia o indivíduo através de testes diferentes para determinar o tipo e a gravidade da afasia. Incluindo avaliação de:
- Compreensão Auditiva: compreender palavras, perguntas, orientações e histórias que através de expressão verbal (fala)
- Expressão Verbal: produzir sequências automáticas (por exemplo, dias da semana), nomeando objetos, descrevendo imagens, respondendo a perguntas, conversar mantendo diálogos
- Leitura e escrita: compreensão ou produção de letras, palavras, frases e parágrafos
- Comunicação Funcional: uso de gestos, desenhos, apontar ou outros meios de suporte de comunicação, quando ele / ela tem problemas para expressar-se verbalmente (fala).
http://www.asha.org/public/speech/disorders/Aphasia/
Comentários
Postar um comentário