ÁREA DE BROCA E ÁREA DE WERNICKE

ÁREA DE BROCA


Região do córtex cerebral responsável pela produção da linguagem. Paul Broca, neurocirurgião francês  que descobriu a função dessa área examinando cérebros de pacientes com dificuldade de produção da fala. Pessoas com disfunções na área de broca entendem a linguagem, mas não conseguem produzi-la.

A área de Broca está localizada na porção esquerda do lobo frontal e está envolvida em importantes funções do corpo, entre elas:

  • Produção da Fala
  • controle dos Nervos Faciais

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

Foi descoberta em 1861 pelo cientista francês Paul Broca e denominado por David Ferrin como Aire de Broca - centre moteur de la parole (área de Broca - Centro motor da fala).
Broca descobriu a ligação entre a fala e uma região específica do cérebro ao fazer, em 1861, a autópsia de M. Leborgne, um paciente do hospital de Bicêtre que não tinha nenhuma paralisia física e compreendia a linguagem, mas era incapaz de falar qualquer coisa além de "tan".

Paul Broca descreveu nove pacientes com lesões no lobo frontal do hemisfério esquerdo. Estes pacientes apresentavam uma disfuncionalidade intensa da fala. 

A área de broca é conectada a outra região cerebral conhecida como área de Wernicke, associada a compreensão e processamento da linguagem.




ÁREA DE WERNICKE




A área de Wernicke recebe o nome em homenagem a Karl Wernicke, um neurologista e psiquiatra alemão. Esta área está localizada no lobo temporal esquerdo e está envolvida em:

  • Compreensão da linguagem
  • Processamento Semântico
  • Reconhecimento da Linguagem
  • Interpretação da Linguagem


Área de Wernicke é uma região do cérebro humano responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações, mais especificamente a compreensão da linguagem. Graves danos na área de Wernicke podem fazer com que uma pessoa que escuta perfeitamente e reconhece bem as palavras, seja incapaz de agrupar estas palavras para formar um pensamento coerente, caracterizando doença conhecida como Afasia de Wernicke.

Entretanto, as pessoas com problemas na área de Wernicke não têm problemas com a fala.




https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_Wernicke
http://biology.about.com/od/anatomy/p/brocas-area.htm

http://biology.about.com/od/anatomy/p/wernicke.htm


Comentários

  1. Excelente conteúdo para a compreensão do estudo da linguagem e sua relação com o cérebro humano.

    ResponderExcluir
  2. Conhecer essas áreas nos ajudam a entender como ocorre a rota fonológica, essencial no processo de alfabetização.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente sou barbeiro e tive esse conteúdo no curso de psicologia, um certo dia recebi um cliente com afasia na área de wernick, a esposa do rapaz não tinha noção e nunca falaram a ela sobre essas áreas, eu dei o nome e as fontes... ela pesquisou e agradeceu muito.. e até hoje ela estuda muito para ajudar o marido..

    ResponderExcluir
  4. Isso vai me ajudar muito no curso de pedagogia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Existe alguma forma de tratamento para a área de Brocas? Meu netinho tem 2 aninhos e teve uma regressão da falta ao ter uma grave infecção de ouvido. Atualmente somente faz som "abua" pra QQ coisa. Tudo pra ele tem o mesmo som... Abua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura uma fonoaudióloga,fará uma avaliação e se necessário tratamento multidisciplinar.

      Excluir
    2. Procura uma fonoaudióloga,fará uma avaliação e se necessário tratamento multidisciplinar.

      Excluir
    3. Procura uma fonoaudióloga,fará uma avaliação e se necessário tratamento multidisciplinar.

      Excluir
  6. Achei tudo muito interessante!
    Gostaria de saber se outra parte do cérebro pode assumir e ativar a parte lesada.
    Grata!

    ResponderExcluir
  7. justifico a ressalva identificandoi a nao coesão do escrito nome Karl Wernicke de acordo com os resultados encontrados e referenciados propriamente seu nome em voga seria de grafia Carl Wernicke espero ter ajudado com a reinteração e descrição do correto nome do mesmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Informações Exteroceptivas, Proprioceptivas e Visceroceptivas

Afasia